LIDERANÇAS FEMININAS
A programação do SIAVS contou com uma agenda exclusiva para compartilhar práticas de negócios desenvolvidas por lideranças femininas. O painel “Mulheres das proteínas: gestão dos programas de sustentabilidade” reuniu personalidades de destaque no agronegócio para debater desafios e tendências do empreendedorismo rural, com foco na ampliação da geração de negócios e da rentabilidade da propriedade.
Nomes de produtoras de sucesso, como Luciana Dalmagro, coordenadora adjunta da Comissão Técnica de Avicultura e Suinocultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Chris Morais, presidente da Câmara Setorial da Pecuária, na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), e Lia Treptow Coswig, auditora fiscal agropecuária, compuseram a mesa de debate, mediada por Joanita Maestri Karoleski, presidente do Fundo JBS pela Amazônia.
Numa tarde de troca e dicas de boas práticas em ESG, negócios e sustentabilidade econômica, as convidadas discutiram como ampliar a participação das mulheres no agronegócio e de que forma isso impacta positivamente os resultados. Entre os dados apresentados, sabe-se que, até 2019, cerca de 18% das propriedades rurais eram lideradas pelas mulheres.
Entre os destaques listados pelas experiências em suas propriedades e negócios, está o equilíbrio entre sustentabilidade ambiental e longevidade econômica. Segundo Chris Morais, o investimento em pesquisa, ciência e empreendedorismo aumentou a sua capacidade de produção em mais de 600%.
Dicas simples, práticas e sustentáveis do dia a dia também foram citadas, como o uso e a produção de biogás, pastagens sustentáveis, reutilização de ferro velho e outros pontos que impactam de forma direta o aumento do quilo da carcaça. Apesar do olhar sistêmico e diferenciado das mulheres no campo, as convidadas reafirmaram a dificuldade de unir forças e chegar até as mulheres do agro e reforçaram suas metas para unir forças em negócios com mais lideranças femininas e respeito ao meio ambiente.
IMAGEM INTERNACIONAL
A ABPA e a ApexBrasil promoveram, no SIAVS, o painel “Imagem do agronegócio”, com foco na discussão dos desafios de imagem da produção brasileira no exterior e da importância da projeção de reputação nos negócios agro. O debate deu-se com moderação de Sara Kirchhof e presença de Augusto Pestana, presidente da ApexBrasil, Sula Alves, diretora técnica da ABPA, e Ibiapaba Netto, diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).
O painel contou com a apresentação das estratégias do País para o fortalecimento da imagem do campo brasileiro junto ao mercado global e o traçado de quais caminhos usados para fortalecer a boa percepção da produção sustentável e da qualidade dos nossos produtos no mercado mundial de alimentos. Entre os desafios de reputação, estava pautado o fit cultural e de valores sociais a ser entregue como diferencial nas negociações globais. Para Augusto Pestana, a pandemia e a guerra agravaram a situação da segurança energética, sobretudo na Europa, e, agora, a manutenção das relações entre os países será decisiva para incentivar a produção e o desenvolvimento.
Revista Agroanalysis – lideranças Femininas