A segunda edição do Prêmio Planeta Campo, promovido pelo Canal Rural, reconheceu práticas sustentáveis na agricultura, pecuária e agroindústria, destacando resultados ambientais, sociais e econômicos positivos de diversas propriedades de todo o Brasil.
Este ano, foram mais de 100 projetos inscritos, sendo premiados três agricultores e três pecuaristas de grande, médio e pequeno porte, além de uma agroindústria. O porte das propriedades foi definido segundo o faturamento das fazendas.
O processo de seleção das iniciativas inscritas contou com a análise criteriosa de um comitê formado por seis instituições renomadas, garantindo transparência e credibilidade. Esse comitê foi composto por representantes do Canal Rural, Instituto Ethos, Integrow, MBPS (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável), GAAS (Grupo Associado da Agricultura Sustentável) e Embrapa.
Após a análise, foram selecionados 21 finalistas, sendo sete vencedores no total, distribuídos entre agricultura, pecuária e agroindústria.
Pecuária – Medio Porte
- Primeiro lugar: Chris Morais
- Segundo lugar: Fazenda Caruru
- Terceiro lugar: Granja Kist e Froelich
O Prêmio Planeta Campo é uma iniciativa importante para destacar a importância da sustentabilidade no agronegócio. As práticas adotadas pelos vencedores do prêmio contribuem para a preservação do meio ambiente, o bem-estar social e a melhoria da eficiência econômica do setor.
As iniciativas premiadas abrangem uma ampla gama de temas, como a redução do uso de pesticidas, a melhoria da eficiência no uso da água, a promoção da biodiversidade, a valorização da mão de obra rural e a integração da produção agrícola com outras atividades, como o turismo e o ecoturismo.
Os vencedores do Prêmio Planeta Campo são exemplos de que é possível produzir alimentos de forma sustentável, gerando benefícios para todos.
“Nada é feito sozinho”, “sustentabilidade é sinônimo de produtividade” e “devemos valorizar o agronegócio sustentável”, foram algumas das falas dos ganhadores do Prêmio Planeta Campo 2023.
Fonte: Planeta Campo