MEGA lançamento, por nosso MEGA Grupo @jallesmachado somos uma MEGA Família Jalles
– Primeira planta de biogás a partir da vinhaça em Goiás. Na UOL Unidade Otávio Lage, em Goianésia-GO, que produz açúcar, etanol e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar, mega sustentabilidade, energia verde!
Economia circular a mega energia verde, a segunda maior do Brasil. Mega gerando a economia, da energia verde. A Matriz energética renovável e limpa.
– Uma mega nova caldeira
Para produção de cada litro de etanol são produzidos cerca de 13 litros de vinhaça, que é utilizada como biofertilizante nos canaviais, por ser rica em nutrientes, como potássio, fósforo e nitrogênio.
Com a planta de biogás, antes de ir para o campo, a vinhaça, que também possui açúcares em sua composição, será enviada a um reator anaeróbio (um reservatório sem presença de oxigênio), onde será fonte de matéria orgânica para microrganismos. Nesse processo, é produzido o biogás, um composto de três gases: Metano, Dióxido de Carbono e Sulfídrico.
O biogás é enviado à caldeira, por meio de tubulações, onde entra junto com o bagaço da cana, incrementando a geração de energia elétrica. O reator tem dimensões de 176x96m e 12 metros de profundidade e capacidade de produção de 6.000 m³/h.
Com a queima do biogás na caldeira, 22GWh são exportados para o Sistema Interligado Nacional, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 30 mil habitantes por ano.
As vantagens ambientais da planta de biogás são várias, já que após passar pelo reator, a vinhaça é utilizada no campo como biofertilizante, com pH mais próximo da neutralidade, o que pode contribuir para sua melhor absorção no solo.
– Centro de Distribuição e Armazenagem de Açúcar (CDA)
Pela produção agrícola sustentável, gerando renda, emprego, em todo elo da cadeia produtiva, vamos absolutamente em frente, pra frente!
Fonte: Instagram