A festa da premiação reuniu a nata do setor bioenergético
A edição MasterCana Centro-Sul 2024 reescreveu parte essencial do desenvolvimento da cana-de-açúcar no Brasil, ao premiar personalidades que marcaram a história do setor sucroenergético nas últimas décadas, reforçando à esta cultura sua condição de protagonista da tão falada transição energética.
Além dos personagens históricos, a premiação contemplou ainda as lideranças de maior influência do setor e que ditam os rumos desse protagonismo.
Os nomes mais influentes e TOP Marcas foram indicados pela Pesquisa MasterCana Centro-Sul 2024 e validadas pela Comissão Julgadora. Estimulada pelo sorteio de 2 iPhones 15 e 5 power banks, a participação do público bioenergético foi expressiva na pesquisa, especialmente na qualidade dos eleitores, formada em sua maioria por tomadores de decisão nas usinas, sendo os sorteados de C Level e executivos.
A Comissão Julgadora foi formada por Andréia Vital, editora do JornalCana; Décio Freitas, da Solution Engenharia; Flavio Castelar, do Apla; Jacyr Costa Filho, da Fiesp/Cosag; José Darciso Rui, do Gerhai; Josias Messias, da ProCana Brasil; Miguel Angel Flores Sancho, consultor internacional; Paulo Montabone, da RX/ Fenasucro; Renato Cunha do Sindaçúcar-PE e Novabio; e Rosana Amadeu, do CEISE Br e do CEBDS.
A entrega de premiação começou com aqueles que entraram na galeria dos mais influentes da história do setor, cabendo ao professor José Paulo Stupiello, presidente da STAB, o recebimento do primeiro troféu da noite.
Maurílio Biagi Filho, presidente do Grupo Maubisa, também contemplado nesta categoria, disse que “é motivo de emoção, pelas pessoas que estão aqui, muito especiais e que construíram a história do setor”.
Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, eleito entre os históricos, recordou que foi numa das edições do MasterCana, realizada na avenida Santo Amaro, na capital paulista, que surgiu a ideia de mudar a denominação de álcool para etanol. “É um reconhecimento de quem tem dedicado sua vida para que o etanol chegasse aonde chegou”, afirmou.
Na sequência da premiação, as lideranças históricas cederam espaço para as mulheres mais influentes do setor, que ocuparam o palco da festa. Rosana Amadeu Silva, presidente do CEISE Br, que deu voz às mulheres premiadas disse que “é uma honra estar representando tantas mulheres incríveis, que fazem a diferença, para suas famílias, para seus setores e também para a sociedade como um todo”, destacou.
Após a premiação feminina foi a vez da entrega do prêmio MasterCana Centro-Sul para as lideranças mais influentes do setor. Guilherme Moroço, CEO da Drul lembrou que “enfrentamos uma fase boa no nosso setor, e o nosso papel fica cada vez mais complexo nesse cenário. O biocombustível é fantástico, mas quem está pagando a conta é o açúcar”, registrou.
E para finalizar a solenidade foi realizada a entrega do MasterCana Social, uma realização conjunta da ProCana Brasil em parceria com o GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria.
“Podemos afirmar que os projetos apresentados, totalizando 152, foram todos de alto nível e com uma concorrência muito acirrada em todas as categorias. Cada um deles representa um aceno à questão da sustentabilidade, fortalecendo as contribuições que têm alavancado o setor sucroenergético”, afirmou o CEO do GERHAI, José Darciso Rui.
Contou com patrocínio das empresas:
Ouro: AxiAgro; Drul; S-PAA; Tebe e Veolia. Prata: General Chains; Spray Systems. Bronze: Alpina Orion; Carmeusee Solisteel
Fotos do evento podem ser acessadas aqui
Clique aqui e confira a íntegra da premiação
Fonte: Jornal Cana