Engenheiro e produtor rural barretense Clovis Morais é o homenageado do setor
O engenheiro e produtor rural Clovis Ferreira de Morais é o homenageado do setor de Agronegócio no Gente que é Notícia 2023. O barretense tem atuação destacada principalmente nas áreas de cana-de-açúcar e seringueira, entre outras atividades.
Formado em Engenharia na PUC-RJ no final da década de 1950, trabalhou em grandes empresas e criou a construtora Morais Ferrari, junto com o sócio Jair Ferrari. A empresa foi responsável por obras públicas não somente em Barretos mas em todo o estado.
Clovis teve ainda contribuição na implantação da Fundação Educacional de Barretos, no final dos anos 60, auxiliando o prefeito João Batista da Rocha, através do seu relacionamento com o professor Roberto Frade Monte. Entusiasta da aviação, Clovis também tornou-se piloto com contribuição significativa ao Aeroclube de Barretos.
De família de produtores de leite, Clovis, o sócio Jair e o irmão Claudio voltaram-se para os negócios do campo, criando, no início dos anos 80, a Agropecuária Morais Ferrari, que se dedicou primeiro à pecuária, e depois nas cana-de-açúcar e seringueira, com importante papel no desenvolvimento das culturas no estado de Goiás.
“A minha origem é rural, nasci na fazenda e desde jovem tirava leite de madrugada, vaca por vaca, e entregava de porta em porta na cidade”, conta.
A convite de Otávio Lage de Siqueira, ex-governador de Goiás, Clóvis ingressou como sócio da Usina Jalles Machado, em Goianésia, colaborando para a viabilização do Proálcool, política federal entre os anos 70 e 80 voltada para incentivar a produção de álcool combustível. Foi também pioneiro no desenvolvimento de técnicas de irrigação.
Além da cana, a cultura de seringueira no estado de Goiás teve o barretense como “desbravador”, a medida que incentivou estudos técnicos para comprovar a viabilidade do plantio no solo goiano.
A aposta na produção de borracha natural, através da nova cultura, possibilitou a manutenção de milhares de empregos no período em que começou a ocorrer a mecanização na colheita da cana. “Hoje de Goianésia até Tocantins temos uma das maiores regiões produtoras de borracha do país”, completa.
Como desafio para o futuro, o homenageado cita a importância de continuar o desenvolvimento tecnológico no setor rural. “A gente se sente agradecido, realizado, compensado, pelo entendimento das coisas que fazemos”, afirma.
Sobre a indicação para o Gente que é Notícia 2023, Clovis Morais disse que ficou surpreso. “Isso representa para mim um honra muito grande, bem como recompensa pelos extensos trabalhos realizados ao longo dos anos”, finaliza.
Fonte: O Diário