A produtora é a responsável pelo projeto “Mega Lavoura de Arroba”, desenvolvido em Barretos-SP
A produtora rural e presidente da Câmara Setorial da Pecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), Chris Morais, será a “Embaixadora do Sudeste” no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo-SP.
“Uma mega honra estar como Embaixadora da região Sudeste neste que é considerado o maior congresso de mulheres do agronegócio da América Latina”, disse Chris. A produtora é a responsável pelo projeto “Mega Lavoura de Arroba”, desenvolvido em sua propriedade na cidade de Barretos-SP, onde, há 10 anos, atua na pecuária de corte sustentável e também na criação de cavalos brasileiro de Hipismo.
Segundo dados da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), as mulheres estão na liderança de 31% das propriedades rurais brasileiras. Dentre esses 31%, encontra-se Chris de Morais. Formada em engenharia civil, ela também está à frente de diversas entidades representativas do agronegócio.
Chris acredita no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios, tanto que sua fazenda é certificada no CAR-SP, com excedente ambiental. As áreas de reservas e as áreas de preservação permanente – APPs – atendem ao Código Florestal Brasileiro. Ela faz uso da ciência, pesquisa e tecnologia. Através da agricultura de precisão 5.0 e do campo digital, conseguiu aumentar em seis vezes a produtividade de sua propriedade.
“Fazemos o uso de GPS para gestão territorial e interpretação de resultados analíticos de solos, sua correção e lançamento de fertilizantes a uma taxa variável. Usamos ainda drones para capturar imagens da pastagem. Também fazemos rotação nas pastagens e suplementação com vagão autocarregável de última geração, com balança eletrônica. E ainda fazemos o uso de reciclagem”, contou, ressaltando que o planejamento é um dos pilares da sua gestão. Além disso, sempre prioriza a segurança alimentar de rebanhos, levando em conta o bem-estar animal e a rastreabilidade.
A produtora, que é acionista da Usina Jalles Machado desde sua fundação e que, entre diversas conquistas, também é campeã brasileira de Hipismo – Adestramento, trocou a capital paulista pela cidade de Barretos, onde vem desenvolvendo seu projeto de produção agrícola com foco no bem-estar animal e na segurança alimentar. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, argumenta, ao defender a participação feminina nos mais diversos segmentos. “Sempre dialogando com todos os parceiros, pois ninguém faz nada sozinho”, afirma Chris.
No congresso está sendo aguardada a participação de mais de 2 mil mulheres, que irão participar de discussões sobre o panorama estratégico para o agro.
Em sua 7ª edição, o CNMA abordará a “Coordenação das Cadeias Produtivas no Agronegócio, a Década Decisiva!”. O evento contará com diversas mesas de discussões, onde serão debatidos temas como: visão energética; sem energia não se faz alimento; o panorama da cadeia de produção vegetal; a gestão e sucessão nas cadeias produtivas, a inovação e a Governança ambiental, Social e Corporativa (ESG).